Convite · Terra Cinza – tomada de consciência · exposição · Ciclo Floresta – Ecossistema Sustentável · Tavira

Convite · Terra Cinza – tomada de consciência · exposição · Ciclo Floresta – Ecossistema Sustentável · Tavira
Convite · Terra Cinza – tomada de consciência · exposição · Ciclo Floresta – Ecossistema Sustentável · Tavira

Terra cinza – tomada de consciência é apresentada dentro do ciclo Floresta – Ecossistema Sustentável, pela Biblioteca Municipal Álvaro de Campos em colaboração com Tavira em Transição, Movimento de Eco-Cidadania Ativa. Este ciclo inclui esta exposição de fotografia de Miguel Proença e um ciclo de quatro palestras, em torno da temática da floresta.

Inauguração a 21 de Março pelas 17h na Biblioteca Álvaro de Campos.
Design do convite: Patrícia Proença.
Agradecimentos: Paula Ferreira (Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Tavira),
Maurízio Russo (Land Art), António Costa (Viragem Lab – impressão das provas).

Terra cinza – tomada de consciência

Terra cinza (2012)* partiu de uma motivação e intenção claramente definidas no tempo e no espaço; dimensões estas com origem em Tavira, mais precisamente nos incêndios devastadores do verão de 2012. À medida que a urgência e a motivação iniciais do trabalho ganham distâncias que permitem olhar, compreender e pensar o sentido deste conjunto de fotografias, é em Tavira que o trabalho apresenta a sua nova orientação e intenção.

Assim, Terra Cinza é aqui reconfigurada como trabalho fotográfico de longa duração sobre o meio ambiente, através da fotografia de paisagem, um processo de tomada de consciência. Terra Cinza – tomada de consciência** (2016) é uma procura de situações que levantam questões pertinentes ao autor, questões acerca da paisagem, re-apresentadas em fotografia. 

*  A motivação e a urgência deste trabalho resultaram de uma visita à serra do Caldeirão, durante os dias dos incêndios devastadores no início do verão de 2012. As relações e vivências ancestrais dos habitantes com a serra foram destruídas de forma violenta em poucos dias. A paisagem que resultou deste “inferno” tornou claro o sentido de um trabalho dominado por pouca e esbatida cor, muito cinzento e preto.  

** Nuno Calvet Além Terra, Mario Giacomelli Presa de Coscienza sulla natura, e Fay Godwin, Land, são alguns dos autores cujas obras são referências para o presente trabalho. 

Mais sobre este ciclo no Blog da Biblioteca Álvaro de Campos e sobre Terra Cinza na página do projeto.