Sobre corta baralha e dá, “Na galeria do 1º piso Miguel Proença preparou uma intervenção dupla associando a fotografia analógica à digital, sendo que a fotografia é área em que se tem distinguido como autor e investigador. Focando-se na peça de D. José I, Miguel Proença procura desconstruir o olhar “urbano” através das fotografias realizadas no Terreiro do Paço da estátua em bronze de D.José I reportando-se à peça em gesso a partir da qual foi fundida. Virtualmente coloca-a onde nunca poderia estar: na Sala dos Gessos, e como tal ela volta a dialogar com as outras esculturas numa relação de proximidade, através da malha de um tabuleiro de xadrez que evoca o chão bicolorido da sala. Trata-se de subverter a leitura desta obra magnífica de Machado de Castro e polémica ao tempo, pois extraordinário é também o gesso que lhe deu origem, assim como todo o trabalho de fundição”.
Do texto”Emergir”, sobre Corta baralha e dá, de Cristina Azevedo Tavares.
Corta baralha e dá · Ficha técnica
Projecto artístico de Maria Tomás e multimédia de Miguel Proença”, Novembro 2013. Casa dos Gessos, do Museu Militar de Lisboa. O trabalho de fotografia envolveu fotografia estereoscópica e está visível em Skenografia. Skenografia esteve exposta no Museu da Imagem e Movimento (m|i|mo (Museu da Imagem em Movimento – catálogo). O catálogo está disponível na página do trabalho.
Provas: c. 50×200 cm.